A China se op?e veementemente à deporta??o de três estudantes chineses pelos Estados Unidos e apresentou representa??es solenes junto ao país, disse o porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores, Wang Wenbin, nesta segunda-feira.
De acordo com relatos da mídia, três estudantes chineses com vistos legais foram devolvidos à China em 15 de agosto após serem interrogados por oficiais dos EUA na chegada ao aeroporto de Houston.
O porta-voz apontou que a China está fortemente insatisfeita e se op?e firmemente à medida estadunidense. O governo chinês apresentou representa??es solenes ao país.
De acordo com Wang, o motivo citado pelas autoridades norte-americanas é que os três alunos s?o financiados pelo governo chinês ou s?o suspeitos de ter passado militar porque fotos de treinamento militar foram encontradas em seus telefones celulares.
Os Estados Unidos repatriaram estudantes chineses com base em desculpas absurdas, o que prejudicou seriamente os direitos e interesses legítimos dos estudantes chineses que buscam seus estudos em solo norte-americano e prejudicou a normalidade dos intercambios culturais da China-EUA e da coopera??o educacional, salientou Wang.
Ele ressaltou que a abordagem discriminatória estadunidense em rela??o aos estudantes internacionais de um país específico é completamente contrária ao seu autoproclamado conceito de abertura e liberdade e à sua atitude de receber estudantes chineses para estudar nos Estados Unidos.
"A China pede aos Estados Unidos que corrijam seus erros, parem de usar várias desculpas para restringir e reprimir os estudantes chineses e parem de minar os intercambios culturais entre a China e os Estados Unidos", afirmou Wang.
Ele acrescentou que a China continuará a apoiar os estudantes chineses que estudam no exterior a salvaguardarem seus direitos e interesses legítimos de acordo com a lei.