O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que a coopera??o com a China "tem se mostrado essencial para a gest?o adequada da pandemia no Brasil", já que boa parte das vacinas contra a COVID-19 aplicadas no Brasil tem insumos procedentes do país asiático.
Bolsonaro destacou a parceria com a China na luta contra o novo coronavírus ao participar da 13a cúpula do BRICS (Brasil, Rússia, índia, China e áfrica do Sul), que se realizou nesta quinta-feira de forma virtual.
"Esta parceria tem se mostrado essencial para a gest?o adequada da pandemia no Brasil, dado que uma parte significativa das vacinas oferecidas à popula??o é produzida com insumos da China", disse Bolsonaro.
Na abertura do encontro, o presidente brasileiro ressaltou também seu interesse em diversificar as exporta??es para a Rússia, "de forma coerente com o desenvolvimento de ambas as economias e em benefício de nossos povos".
Com rela??o à áfrica do Sul, Bolsonaro disse que "nossos la?os humanos e nossas similaridades tornam o diálogo fluido e natural em temas como defesa, ciência e tecnologia, meio ambiente, comércio e investimentos, entre outros".
Sobre a índia, afirmou que a coopera??o com o país tem avan?ado, "especialmente nas áreas de ciência e tecnologia, energia e saúde, principalmente no combate à pandemia da COVID-19".
O presidente brasileiro disse ainda a seus colegas esperar que "possamos nos encontrar pessoalmente em breve para discutir os temas de nossas agendas bilaterais e multilaterais".