Um navio transportando ajuda de emergência da China para Tonga parte de um porto em Walu Bay, em Suva, Fiji, em 24 de janeiro de 2022. (Foto: Zhang Yongxing/ Xinhua)
Dois navios transportando suprimentos de socorro da China, incluindo água potável, alimentos e geradores elétricos, chegaram a Tonga, atingida por tsunami.
Os suprimentos de socorro da China no valor de 1 milh?o de yuans (cerca de 157.900 dólares americanos) chegaram à Nuku'alofa, capital de Tonga, na quinta-feira (27).
De acordo com Cao Yongjun, um representante baseado em Suva da Corpora??o Nacional de Pesca da China (Grupo) (CNFC, na sigla em inglês), os dois barcos de pesca da CNFC transportando os suprimentos de emergência est?o atualmente atracando no cais de Vuna de Nuku'alofa para descarregar.
Como uma na??o insular livre da Covid-19 e com a popula??o de mais de 100.000, Tonga agora tem medidas muito rígidas para impedir que a Covid-19 entre no país, disse ele, acrescentando que todos os navios que chegam a Nuku'alofa só têm acesso para entrega de ajuda e suprimentos humanitários sem contato, segundo noticiou a Xinhua.
Navio transportando ajuda de emergência da China para Tonga se prepara para partir do porto em Walu Bay, em Suva, Fiji, em 24 de janeiro de 2022. (Foto: Zhang Yongxing / Xinhua)
Devido aos procedimentos anti-Covid-19, os funcionários da Embaixada da China em Tonga aguardaram na quinta-feira (27) do lado de fora do cais de Vuna e n?o pudera se encontrar com a tripula??o das duas embarca??es chinesas.
Os funcionários coordenam o descarregamento dos navios com as partes interessadas em Tonga, que foi fortemente danificada pelas recentes erup??es vulcanicas e pelo tsunami causado pelo vulc?o Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, localizado a cerca de 65 km ao norte de Nuku'alofa.
Os dois navios chineses partiram de Suva, capital de Fiji, na tarde de segunda-feira (24). A maioria dos suprimentos de socorro, incluindo água potável, alimentos, geradores elétricos, bombas de água, motosserras, equipamentos de prote??o pessoal e suprimentos médicos, foram arrecadados pela Embaixada da China em Fiji e o restante foi doado por empresas chinesas em Fiji.