A Universidade de Pingdingshan, na província de Henan, no centro da China, encontrou mais de 1.000 bolas de ceramica usadas em um jogo semelhante ao golfe na China antiga.
A universidade fez a descoberta enquanto separava sua cole??o de ceramica, encontrando também vários moldes de bolas ceramica semi-acabadas.
As relíquias est?o relacionadas com um jogo antigo chamado "Chuiwan" em chinês. Ele compartilha várias características em comum com o golfe moderno, como jogar bolas em buracos usando tacos, e por isso é amplamente conhecido como o antigo "golfe chinês".
A maioria das relíquias tem cerca de 5 centímetros de diametro e s?o feitas de ceramica ou porcelana. Algumas s?o decoradas com covinhas que se assemelham às das bolas de golfe modernas.
As relíquias podem ser datadas da dinastia Tang (618-907), Song e Yuan. Cerca de 1800 exemplares foram desenterrados, principalmente nos antigos fornos de porcelana da cidade.
"Esta é a primeira vez que a China descobriu tantas bolas de Chuiwan, fornecendo importantes materiais de referência para estudar a origem e o desenvolvimento deste jogo", disse Cui Lequan, do instituto de pesquisa do centro de desenvolvimento da cultura esportiva da Administra??o Geral do Esporte da China.
Localizada entre as duas antigas capitais de Luoyang e Kaifeng, a área de Pingdingshan ostentava uma indústria de artesanato de porcelana altamente desenvolvida nos tempos antigos.
Prevalecendo nas dinastias Yuan, Ming e Qing (1271-1911), acredita-se que o Chuiwan tenha originado do "Budaqiu", um jogo de polo que remonta à dinastia Tang.