O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, enviou na quinta-feira uma carta de felicita??es à Organiza??o Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) pelo lan?amento do índice Global de Inova??o 2022.
Em sua carta, Li assinalou que a inova??o científica e tecnológica é uma poderosa for?a motriz para o desenvolvimento da sociedade humana. Atribuindo grande importancia à inova??o, a China integrou-se vigorosamente à rede global de inova??o, protegeu os direitos de propriedade intelectual (DPIs) e fortaleceu a coopera??o global em inova??o científica e tecnológica em todas as frentes, disse ele.
A China fez um progresso notável no aumento da for?a da tecnologia científica e da capacidade de inova??o, disse o primeiro-ministro, acrescentando que seu ímpeto de inova??o e startups de negócios impulsionaram a vitalidade do mercado, bem como a criatividade social, e ajudaram novos motores de crescimento a prosperar.
Olhando para o futuro, Li afirmou que a China melhorará os intercambios e a coopera??o internacionais com uma atitude mais aberta, aprofundará sua participa??o na governan?a global de ciência e tecnologia e explorará novas áreas de coopera??o global em rela??o à inova??o científica e tecnológica.
A China também está disposta a manter uma coopera??o amigável com a OMPI para promover conjuntamente regras internacionais de DPIs que sejam abertas, inclusivas, equilibradas e eficazes, segundo Li.