Sob o pedido da delega??o russa, o Conselho de Seguran?a da ONU realizou nesta quinta-feira (30) uma coletiva de imprensa quanto ao vazamento do gasoduto Nord Stream. Na ocasi?o, a delega??o russa pediu aos EUA que assuma sua responsabilidade pelo assunto. O vice-representante da China na ONU, Geng Shuang, manifestou que a parte chinesa expressa preocupa??o solene com o assunto.
O representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, disse que seu país já iniciou uma pesquisa sobre o terrorismo que está por trás do vazamento do gasoduto. Ele apontou que o incidente é infavorável para a Europa e significa nada para a Rússia, apenas os EUA podem obter benefício. O representante estadunidense negou esta acusa??o.
O vice-representante permanente da China na ONU, Geng Shuang, afirmou que o incidente provocaria uma agita??o contínua do mercado energético global e teria um impacto contínuo sobre a rota de navega??o e o ambiente ecológico das águas relevantes, sendo um grande desastre doloroso.