O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, reuniu-se na quinta-feira com a presidente tanzaniana, Samia Suluhu Hassan, em Beijing.
Elogiando o desenvolvimento das rela??es bilaterais entre a China e a Tanzania, Li disse que o 20o Congresso Nacional do Partido Comunista da China fez planos estratégicos para o desenvolvimento da China no próximo período, e a China continuará a levar adiante a abertura de alto nível.
Li assinalou que a China está disposta a trabalhar com a Tanzania para melhorar o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, aprofundar a coopera??o em áreas-chave, como economia e comércio, energia, saúde, agricultura e pesca e melhorar o intercambio entre pessoas.
A China está disposta a expandir as importa??es de produtos tanzanianos comercializáveis e encorajar as empresas chinesas a aumentarem o investimento na Tanzania, afirmou Li, acrescentando que o lado chinês espera que a Tanzania forne?a o apoio necessário.
Quanto às rela??es China-áfrica, Li disse que a China gostaria de trabalhar com os países africanos com base na sinceridade e igualdade, aumentar a unidade e confian?a mútua e buscar o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Hassan agradeceu à China por seu apoio e assistência à Tanzania ao longo dos anos, dizendo que a Tanzania defende firmemente a política de Uma Só China e está comprometida em levar adiante sua amizade tradicional com o país asiático.
Ela disse que a Tanzania implementará os resultados do Fórum de Coopera??o China-áfrica, promoverá a coopera??o em comércio, investimento, agricultura, pesca, infraestrutura e intercambios entre pessoas.
A Tanzania acolhe investimentos de empresas chinesas, acrescentou Hassan.