O zoológico de Beijing iniciou os preparativos para receber Yaya, um panda gigante de 23 anos que vive no zoológico de Memphis, nos Estados Unidos, há 20 anos, de volta a casa, informou o Beijing News na quinta-feira (2).
O Zoológico de Beijing n?o decidiu se permitirá que Yaya receba visitas do público depois de voltar, pois terá de ser submetido primeiro a uma avalia??o por parte dos tratadores.
Em abril de 2003, a panda gigante fêmea Lele, do zoológico de Shanghai, e o panda gigante macho Yaya, do zoológico de Beijing, chegaram ao zoológico de Memphis, como projeto conjunto de prote??o e pesquisa sino-americano. O Zoológico de Memphis assinou um acordo com a Associa??o Chinesa de Jardins Zoológicos em 2013 para estender o contrato por mais 10 anos.
De acordo com o contrato estendido, Yaya voltará a casa em 7 de abril.
Os internautas chineses descobriram no início de 2022 que o estado de saúde dos pandas gigantes n?o era animador. Eles alegaram que Yaya sofria de uma doen?a de pele e desnutri??o. Mais tarde, a Associa??o Chinesa de Parques Zoológicos organizou especialistas para realizar várias avalia??es de saúde ao Yaya, tendo sido apurado que o panda estava de boa saúde.
No entanto, os internautas voltaram a ficar preocupados após a morte repentina de Lele em 1o de fevereiro. Apelando ao retorno de Yaya à China o mais rápido possível.