A China está atualmente desenvolvendo um telescópio de pesquisa espacial em grande escala que deve trazer resultados científicos pioneiros depois de ser colocado em órbita junto com a esta??o espacial do país, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China na última sexta-feira.
Lin Xiqiang, porta-voz e vice-diretor da agência, disse em uma coletiva de imprensa que o Telescópio Espacial de Pesquisa da China, também conhecido como o telescópio da Esta??o Espacial Chinesa (CSST, em inglês) e Telescópio Espacial Xuntian, deverá fazer descobertas em cosmologia, matéria escura e energia escura, galáxias e núcleos galácticos ativos, Via Láctea e galáxias vizinhas, forma??o e evolu??o de estrelas, e exoplanetas.
Lin afirmou que o telescópio de alta resolu??o fará observa??es de pesquisa em campo profundo com uma área de 17.500 graus quadrados, bem como observa??es finas de diferentes tipos de corpos celestes.
Ele explicou que o telescópio, parte importante da esta??o espacial da China, pode obter vistas panoramicas de alta defini??o do universo. O aparelho tem aproximadamente a mesma resolu??o que o Telescópio Espacial Hubble, mas seu campo de vis?o é mais de 300 vezes maior.
O telescópio permanecerá na mesma órbita da esta??o espacial para voos e observa??es independentes de longo prazo e se acoplará à esta??o espacial temporariamente para suprimento, manuten??o e atualiza??o, acrescentou Lin.