O procurador-geral da Líbia, Al-Siddiq Al-Sour, afirmou que iniciou uma investiga??o sobre as raz?es pelas quais duas barragens na cidade de Derna, no leste do país, colapsaram durante as inunda??es. Essas duas barragens apresentavam já fissuras há mais de vinte anos, afirmou.
Alguns analistas disseram que a investiga??o poderia envolver altos funcionários das administra??es do leste e oeste da Líbia.
Um canal de televis?o líbio, citando um comunicado do governo de Derna divulgado no dia 14, relatou que o prefeito de Derna, Abdulmenam al-Ghaithi, foi suspenso de suas fun??es e estava sob investiga??o.
A tempestade mediterranica "Daniel" atingiu a regi?o costeira no leste da Líbia no dia 10 e causou inunda??es devastadoras. Os dados mais recentes da Cruz Vermelha do país revelam que, até o momento, resultaram em 11.300 mortes e mais de 10.000 pessoas desaparecidas.
Segundo a Associated Press (AP), as autoridades locais ordenaram a evacua??o das áreas costeiras no dia 9 para prevenir a inunda??o causada pela água do mar, mas n?o alertaram os moradores sobre o possível colapso da barragem.
![]() |