A primeira embarca??o a hidrogênio da China, o "Sanxia Qingzhou 1", fez a sua viagem inaugural nas águas de Yichang, província de? Hubei, na manh? de 11 de outubro. O acontecimento representa um avan?o significativo na aplica??o da tecnologia de células de combustível de hidrogênio em embarca??es fluviais na China.
O "Sanxia Qingzhou 1" tem a capacidade de atingir uma velocidade máxima de 28 km/h, com uma autonomia de até 200 km. O seu uso destina-se a opera??es como transporte, patrulhamento e respostas de emergência entre a área do reservatório das Três Gargantas e as duas barragens.
Com um comprimento total de 49,9 metros, largura de 10,4 metros e profundidade de 3,2 metros, a embarca??o tem a capacidade para transportar 80 passageiros.
O navio é impulsionado por um sistema de células de combustível de hidrogênio com uma potência nominal de 500 kW.
Em compara??o com embarca??es tradicionais movidas a combustíveis fósseis, espera-se que o "Sanxia Qingzhou 1" prescinda de aproximadamente 103,16 toneladas de combustíveis fósseis anualmente, resultando em uma redu??o de emiss?es de dióxido de carbono de 343,67 toneladas.
![]() | ![]() |