No dia 13 de novembro, uma comitiva internacional de imprensa visitou o Centro Cultural de Relojoaria da empresa Fiyta, em Shenzhen.
"Quatro entre cada dez relógios produzidos no mundo s?o fabricados em Shenzhen", afirmou Zhang Jianfeng, diretor do Centro Cultural de Relojoaria da Fiyta. Embora a indústria relojoeira seja de pequena escala, ela exerce um grande impacto em muitos outros setores e representa uma combina??o perfeita entre tecnologia e arte, explica.
Os relógios, apesar de objetos pequenos, carregam consigo um grande capítulo da cultura chinesa.
Os relógios usados nas miss?es espaciais chinesas, refere Zhang, s?o produzidos pela Fiyta, envolvendo avan?os em todos os aspectos, desde as matérias-primas utilizadas até aos processos de fabrica??o e instrumentos de medi??o.
Fundada em 1987, em Shenzhen, a Fiyta cresceu junto com a senda de reforma e abertura, representando o contínuo crescimento da indústria relojoeira local.
Os dados mais recentes indicam que a produ??o de relógios na China representa 80% da produ??o global, sendo que a produ??o em Shenzhen perfaz 53% da produ??o chinesa e 42% da produ??o global.