Uma porta-voz da parte continental da China enfatizou nesta quarta-feira a importancia de defender o Consenso de 1992, falando antes do 15o aniversário do estabelecimento de liga??es abrangentes e diretas de correio, transporte e comércio através do Estreito de Taiwan, que ocorre em 15 de dezembro.
"Nos últimos 15 anos, os 'três vínculos' entre os dois lados facilitaram o fluxo de pessoas, mercadorias e capital, o que foi instrumental para promover as intera??es extensas através do Estreito e desempenhou um papel importante na melhoria dos interesses compartilhados", disse Zhu Fenglian, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, em uma coletiva de imprensa.
Isso demonstra claramente que a manuten??o do Consenso de 1992 pode promover intercambios e coopera??o mais profundos, garantindo perspectivas mais brilhantes para o desenvolvimento das rela??es entre os dois lados do Estreito e melhorando o bem-estar dos compatriotas de Taiwan, observou ela.
As rela??es entre os dois lados do Estreito passaram por uma grande transi??o em 2008, quando as liga??es diretas e bidirecionais para servi?os de correio, transporte e comércio foram totalmente estabelecidas entre os dois lados.
No entanto, as autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD) de Taiwan interromperam a base do desenvolvimento pacífico das rela??es através do Estreito, causando danos à coopera??o econ?mica institucionalizada e ao bem-estar das pessoas em Taiwan, disse Zhu.
Ela observou que somente com o retorno à base política comum do Consenso de 1992 as rela??es através do Estreito podem ser fundamentalmente melhoradas. Isso pode ajudar a expandir os efeitos colaterais das "três liga??es" entre os dois lados do Estreito, permitindo que mais pessoas de ambos os lados, especialmente as de Taiwan, desfrutem dos dividendos do desenvolvimento pacífico através do Estreito, de acordo com a porta-voz.