O primeiro Fórum de Coopera??o Espacial China-Estados Latino-Americanos e Caribenhos teve início em Wuhan, na Província de Hubei, no centro da China, nesta quarta-feira.
O vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Guoqing, leu a carta de felicita??es do presidente Xi Jinping ao fórum e fez um discurso na cerim?nia de abertura.
Zhang, também membro do Bir? Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que a carta de Xi reconhece plenamente o progresso e o papel desempenhado pela coopera??o espacial entre a China e os países da América Latina e do Caribe.
A carta expressa grandes expectativas para a constru??o de uma parceria de coopera??o espacial de alto nível entre os dois lados e aponta a dire??o para que os dois lados aprofundem essa coopera??o, de acordo com Zhang.
Ele disse que a China está disposta a trabalhar com os países da América Latina e do Caribe para fortalecer a sinergia das estratégias de desenvolvimento no campo do espa?o, aprofundar a coopera??o em inova??o científica e tecnológica, criar mais cenários de aplica??o, promover a complementaridade industrial e o aprimoramento mútuo e intensificar o intercambio de talentos, de modo a levar a coopera??o espacial bilateral a um nível mais alto, trazer benefícios tangíveis para os povos de ambos os lados e trabalhar juntos para construir uma comunidade da China e dos países da América Latina e do Caribe com um futuro compartilhado.
Luther Castillo Harry, ministro da Ciência, Tecnologia e Inova??o de Honduras, leu a carta de felicita??es da presidente da República de Honduras, Iris Xiomara Castro Sarmiento. Gabriela Jimenez, ministra da Ciência e Tecnologia da Venezuela, leu a carta de felicita??es do presidente venezuelano Nicolas Maduro.
Representantes de agências espaciais, universidades, institutos de pesquisa e empresas da China e dos países da América Latina e do Caribe, bem como de organiza??es internacionais, participaram da cerim?nia de abertura.