O ministro das Rela??es Exteriores da China, Wang Yi, conversou com o ministro das Rela??es Exteriores da Ucrania, Dmytro Kuleba, em Guangzhou, na quarta-feira, pedindo uma solu??o política da crise na Ucrania.
Wang, também membro do Bir? Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que a crise na Ucrania entrou em seu terceiro ano e o conflito ainda continua com riscos de escalada e repercuss?es.
Observando que a China continua firmemente comprometida com uma solu??o política da crise na Ucrania, Wang disse que os quatro princípios estabelecidos pelo presidente Xi Jinping constituem a abordagem fundamental da China para encontrar uma solu??o para a crise.
Com base nisso, Wang disse que a China e o Brasil delinearam conjuntamente seis entendimentos comuns para uma resolu??o política da crise na Ucrania, incluindo três princípios para manejar o conflito, três elementos para um plano de paz, três preocupa??es humanitárias, bem como medidas importantes para prevenir riscos nucleares e garantir a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos.
Este consenso obteve amplo apoio e resposta da comunidade internacional, acrescentou Wang.
A China acredita que todos os conflitos devem terminar na mesa de negocia??es e que todas as disputas devem ser resolvidas por meios políticos, disse Wang, acrescentando que recentemente tanto a Ucrania como a Rússia demonstraram vontade para negocia??es.
"Embora as condi??es e o momento ainda n?o estejam maduros, apoiamos todos os esfor?os que conduzam à paz e estamos prontos para continuar a desempenhar um papel construtivo para um cessar-fogo e a retomada das negocia??es de paz", disse ele, acrescentando que a China está acompanhando de perto a situa??o humanitária na Ucrania e continuará a prestar assistência humanitária ao país.