A principal taxa de empréstimo (LPR, em inglês) de um ano da China, uma taxa de referência baseada no mercado, ficou em 3,35% nesta ter?a-feira, sem altera??es em rela??o ao mês passado.
Também se manteve a leitura anterior de 3,85% da LPR de mais de cinco anos, na qual muitos credores baseiam suas taxas de hipoteca, de acordo com o Centro Nacional de Financiamento Interbancário.
Os dados divulgados mensalmente s?o uma taxa de referência de precifica??o para os bancos e se baseiam nas taxas das opera??es de mercado aberto do Banco Popular da China, que se referem principalmente à taxa da linha de crédito de médio prazo (MLF, sigla em inglês).
O banco central chinês afirmou em seu relatório de política monetária do segundo trimestre que a fun??o de referência da taxa de juros da MLF para a LPR diminuiu após a mercantiliza??o da taxa de juros.
Em 15 de julho, a taxa MLF da China permaneceu inalterada. Em 22 de julho, o banco central reduziu de 1,8% para 1,7% a taxa de juros das opera??es de recompras reversas de sete dias, uma das principais taxas de política de curto prazo. Naquele mesmo dia, a China reduziu a LPR de um ano e a de mais de cinco anos.
As opera??es do banco central no mês passado podem ter indicado a dire??o da reforma da LPR, de acordo com especialistas.
"No futuro, pode-se considerar a possibilidade de designar claramente uma taxa de juros operacional de curto prazo do banco central como a principal taxa de juros da política", disse Pan Gongsheng, governador do banco central da China, no Fórum Lujiazui realizado em Shanghai em junho.
A taxa de opera??o de recompras reversas de sete dias assumiu essencialmente essa fun??o. Pan observou que as taxas de juros das ferramentas de política monetária de outros termos podem ser destituídas de suas características de taxa de juros de política.