A China fez avan?os históricos no desenvolvimento de energia verde e de baixo carbono na última década, em meio à sua busca por um futuro sustentável, de acordo com um livro branco publicado na quinta-feira.
Como a China promoveu continuamente a reforma de seus métodos de produ??o e consumo de energia e melhorou sua capacidade de fornecimento de energia, seu desenvolvimento de energia limpa foi colocado em um caminho rápido, de acordo com o livro branco intitulado "Transi??o Energética da China".
A energia limpa foi responsável por 26,4% do uso total de energia do país em 2023, em compara??o com 15,5% em 2013, enquanto a participa??o do carv?o em seu consumo de energia caiu 12,1 pontos percentuais durante a última década, de acordo com o livro branco.
A eletricidade do país gerada a partir de energia limpa foi responsável por mais da metade do aumento no consumo total de eletricidade na última década, marcando uma participa??o crescente da energia verde em seu mix energético.
Em 2023, a eletricidade gerada a partir de energia limpa foi responsável por 39,7% da gera??o total de energia do país, um aumento de cerca de 15 pontos percentuais ante 2013.
A capacidade instalada de energia limpa do país alcan?ou 1.700 gigawatts no ano passado, ou 58,2% da capacidade instalada total de gera??o elétrica do país, segundo o documento.
O livro branco também observou que, à medida que a China tentava sinergizar a transi??o energética com a prote??o ambiental, seu consumo de energia por unidade do PIB caiu evidentemente, diminuindo em mais de 26% de 2013 a 2023.