O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se na quarta-feira com o presidente da Zambia, Hakainde Hichilema, que está em Beijing para a Cúpula 2024 do Fórum de Coopera??o China-áfrica (FOCAC).
Este ano marca o 60o aniversário do estabelecimento das rela??es diplomáticas entre a China e a Zambia.
Xi destacou a eleva??o das rela??es China-Zambia a uma parceria cooperativa estratégica abrangente em 2023 e disse que a confian?a mútua entre os dois países continuou a se aprofundar e resultados frutíferos foram alcan?ados na coopera??o mutuamente benéfica no ano passado.
Ambos os lados devem aproveitar esta cúpula como uma oportunidade para promover conjuntamente suas respectivas moderniza??es e inaugurar um novo capítulo das rela??es amistosas China-Zambia, disse Xi.
A China está pronta para compartilhar oportunidades de desenvolvimento com a Zambia, incentivar mais empresas a participarem ativamente da coopera??o com a Zambia em áreas como novas energias, desenvolvimento de recursos hídricos e eletricidade e contribuir para o processo de industrializa??o na Zambia e na áfrica.
Hichilema disse que está satisfeito em ter testemunhado conjuntamente a revitaliza??o da Ferrovia Tanzania-Zambia com o presidente Xi, e, através disso, levar adiante a amizade forjada pela gera??o mais velha de líderes dos dois países e criar uma nova passagem para a conectividade China-áfrica.
A Zambia está comprometida em aprofundar sua coopera??o abrangente com a China e promover continuamente a parceria cooperativa estratégica abrangente entre os dois países, disse Hichilema, acrescentando que a Zambia dá as boas-vindas a que mais empresas chinesas invistam no país.
Ele disse que o lado zambiano aprecia a lideran?a excepcional que a China demonstrou nos assuntos internacionais e está pronto para aumentar a coordena??o multilateral com a China.