A pedido do governo de Vanuatu, a China enviou quatro especialistas para ajudar na resposta pós-terremoto no país insular do Pacífico, disse a porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores da China, Mao Ning, na segunda-feira.
Os quatro especialistas em engenharia da Administra??o de Sismologia da China chegaram na segunda-feira a Porto Vila, capital de Vanuatu, para realizar pesquisas estruturais, avalia??o de seguran?a e investiga??o de desastres secundários nas áreas mais atingidas.
Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu Porto Vila em 17 de dezembro, deixando pelo menos 14 mortos, incluindo dois cidad?os chineses, e centenas de feridos, e causando danos significativos.
Mao disse em uma coletiva de imprensa diária que a China trabalhou rapidamente para fornecer assistência humanitária a Vanuatu.
"Esta é a primeira vez que a China envia uma equipe de avalia??o de emergência pós-desastre a um país insular do Pacífico, com a esperan?a de fazer contribui??es para a reconstru??o pós-terremoto de Vanuatu", disse Mao, acrescentando que a China está disposta a continuar a fornecer assistência à luz da situa??o e das necessidades reais.