Através da diplomacia do chefe de Estado, as rela??es da China com o mundo passaram por mudan?as positivas e profundas, disse o ministro das Rela??es Exteriores da China, Wang Yi, nesta sexta-feira.
No ano passado, o presidente Xi Jinping pessoalmente planejou e conduziu diplomacia do chefe de Estado, e muitos resultados frutíferos foram alcan?ados, disse Wang em uma coletiva de imprensa.
Os três eventos principais organizados pela China no ano passado - a conferência que marcou o 70o aniversário dos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica, a Cúpula Beijing do Fórum de Coopera??o China-áfrica e o Fórum de Coopera??o China-Estados árabes - estabeleceram um novo marco para que o Sul Global possa se unir em prol do progresso comum, disse ele.
Wang também observou que as quatro visitas de Xi ao exterior no ano passado geraram um novo dinamismo para solidariedade e coopera??o globais.
Haverá novos destaques na diplomacia do chefe de Estado da China em 2025, disse Wang.
No mês passado, Xi participou da cerim?nia de abertura dos Jogos Asiáticos de Inverno, marcando o início dos eventos diplomáticos que a China sediará este ano, disse Wang.
A China comemorará o 80o aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agress?o Japonesa e na Guerra Mundial Antifascista, e realizará uma série de grandes eventos, incluindo a cúpula da Organiza??o de Coopera??o de Shanghai este ano, de acordo com Wang.
"A diplomacia do chefe de Estado escreverá um novo capítulo de coopera??o mais estreita e sucesso compartilhado entre a China e o mundo", disse Wang.