O mais alto legislador da China, Zhao Leji, conversou com o presidente do Senado da Itália, Ignazio La Russa, em Beijing, na segunda-feira.
Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que a chave para o desenvolvimento saudável e estável das rela??es entre a China e a Itália é o compromisso dos dois lados com o respeito mútuo, a busca de pontos em comum, a elimina??o de diferen?as e a busca de uma coopera??o de benefício mútuo.
A China aprecia a ades?o da Itália ao princípio de Uma Só China e está disposta a explorar o potencial de coopera??o nos setores de constru??o naval, aeroespacial e de nova energia, disse Zhao, acrescentando que a coopera??o nas áreas de cultura, arte, turismo e educa??o também deve ser fortalecida.
Ele pediu um maior intercambio entre a APN e o parlamento da Itália sob estruturas bilaterais e multilaterais.
Zhao disse que a China está pronta para trabalhar com a UE para aproveitar o 50o aniversário do estabelecimento de la?os diplomáticos como uma oportunidade para promover o desenvolvimento sustentável, estável e saudável das rela??es China-UE, e espera que a Itália continue a desempenhar um papel positivo nesse sentido.
Ele ressaltou que empresas de todo o mundo, incluindo as italianas, s?o bem-vindas para aproveitar as oportunidades de coopera??o e crescer junto com a economia chinesa.
De sua parte, La Russa disse que a Itália e a China podem trabalhar em conjunto para fazer novas contribui??es para a paz e a estabilidade do mundo. A Itália espera expandir a coopera??o nos campos da economia, comércio, ciência, tecnologia e cultura para promover o desenvolvimento contínuo das rela??es bilaterais e o desenvolvimento sólido e estável das rela??es UE-China.
Ele acrescentou que o Senado da Itália está disposto a realizar intercambios mais estreitos com a APN da China.