Segundo informa??es obtidas pelo Grupo de Ciência e Tecnologia Eletr?nica da China, a estrutura principal do radiotelescópio BINGO — desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa em Redes e Comunica??o da mesma empresa — deixou a unidade de produ??o em Shijiazhuang, província de Hebei, com destino ao local de instala??o no estado da Paraíba, Brasil.
Este passo marca a conclus?o bem-sucedida do projeto e da fabrica??o da estrutura do telescópio, que agora entra oficialmente na fase de integra??o.
O radiotelescópio BINGO é um grande telescópio de prato único, especialmente projetado para observar o gás hidrogênio neutro no universo. Trata-se de um importante projeto internacional de coopera??o nas áreas de radioastronomia e ciências espaciais, com a participa??o de pesquisadores da China, Brasil, Reino Unido, Fran?a, Suí?a, entre outros.
O Instituto de Pesquisa em Redes e Comunica??o da China é uma das principais institui??es envolvidas do lado chinês, responsável pelo projeto e fabrica??o da estrutura principal do telescópio.
Imagem ilustrativa do radiotelescópio BINGO.
De acordo com as informa??es, após a chegada dessa estrutura ao Brasil, o radiotelescópio entrará oficialmente na fase de constru??o. Uma vez concluído e em opera??o, o BINGO realizará varreduras rápidas de sinais de rádio, detectando sinais importantes provenientes das profundezas do universo, com o objetivo de revelar os segredos da estrutura cósmica e da energia escura.
Segundo um responsável do Instituto de Pesquisa em Redes e Comunica??o da CETC, o projeto BINGO servirá como oportunidade para aprofundar continuamente a coopera??o internacional no campo da astronomia, promovendo, junto com parceiros nacionais e internacionais, a pesquisa de novas tecnologias para radiotelescópios e impulsionando projetos científicos de grande porte com originalidade e influência global.