Um porta-voz da Guarda Costeira da China (GCC) alertou nesta quinta-feira as Filipinas que qualquer tentativa de infringir a soberania territorial da China é inútil.
A GCC tomou medidas contra as recentes atividades ilegais de embarca??es filipinas no Mar do Sul da China, em conformidade com a lei e o código de conduta profissional, disse Liu Dejun, porta-voz da GCC.
De domingo a quarta-feira, as Filipinas enviaram diversas embarca??es para realizar opera??es ilegais perto de Banyue Jiao e Jianzhang Jiao, nas Ilhas Nansha, no Mar do Sul da China, disse Liu.
"As embarca??es filipinas têm se envolvido repetidamente em infra??es ilegais e provoca??es sob o pretexto de 'prote??o da pesca', minando a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China", disse ele.
O porta-voz enfatizou que a China tem soberania incontestável sobre as Ilhas Nansha, incluindo Banyue Jiao e Jianzhang Jiao, bem como suas águas adjacentes.
A GCC continuará conduzindo opera??es regulares de aplica??o da lei nas águas sob jurisdi??o da China para salvaguardar a soberania nacional e os direitos marítimos da China, disse Liu.