Um porta-voz da defesa chinês pediu na última sexta-feira às Filipinas que parem imediatamente seus atos de viola??o e provoca??o, depois que vários navios filipinos intrometeram ilegalmente nas águas territoriais próximas à Huangyan Dao da China e criaram uma situa??o complexa e tensa no mar.
Jiang Bin, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, disse que essas a??es violaram seriamente a soberania e os interesses da China, representaram uma grave amea?a à seguran?a dos membros a bordo dos navios chineses e prejudicaram muito a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China.
Jiang fez essas observa??es em resposta a uma pergunta sobre um incidente de colis?o relatado entre navios nas águas relevantes.
Segundo o porta-voz, em 11 de agosto, vários navios da Guarda Costeira Filipina e outros navios oficiais invadiram ilegalmente as águas territoriais perto de Huangyan Dao da China. Os navios da Guarda Costeira Chinesa responderam de acordo com a lei, rastreando, monitorando, interceptando e tomando medidas de controle para afastar os navios.
Durante o processo, o lado filipino se envolveu repetidamente em manobras perigosas, incluindo investidas em alta velocidade e curvas bruscas em dire??o às proas dos navios chineses, levando a uma situa??o complexa e tensa, destacou Jiang.
A China se reserva o direito de tomar as contramedidas necessárias e defenderá firmemente sua soberania territorial nacional e seus direitos e interesses marítimos, ressaltou o porta-voz.