Teve lugar na quarta-feira (17) no Rio de Janeiro, o Diálogo Temático sobre coopera??es entre a China e o Brasil, organizado juntamente pelo Diário do Povo da China e a Funda??o Getúlio Vargas do Brasil.
Na ocasi?o, o presidente do Diário do Povo da China, Yang Zhenwu, proferiu um discurso com o tema "Nova Normalidade", analisando e explicando a economia chinesa para os especialistas e eruditos brasileiros.
Segundo Yang, a acelera??o da urbaniza??o chinesa de novo tipo e a atualiza??o e transforma??o do consumo dos residentes chineses oferecem um maior mercado para produtos brasileiros de alta qualidade, como os produtos agrícolas. Como a China está promovendo ativamente a estratégia de "Vai Global" (no inglês Go Out), há cada vez mais empresas chinesas que se deslocam ao Brasil, dedicando-se ao investimento e aos negócios.
A especialista das quest?es da China da Funda??o Getúlio Vargas, Lia Valls Pereira, frisou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil, e que a entrada da economia chinesa na "nova normalidade" proporciona ao país mais oportunidades do que desafios. O Brasil vai intensificar as coopera??es com a China em vários quadros bilaterais ou multilaterais, inclusive os BRICS, e enriquecer o conteúdo das coopera??es sul-sul.
O diálogo contou com a presen?a de cerca de 100 pessoas, incluindo economistas brasileiros, especialistas das quest?es chineses, funcionários do consulado-geral chinês no Rio, e representantes das institui??es chinesas, etc.