O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, realizou no dia primeiro de julho um discurso na sede da Organiza??o para a Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico (OCDE).
Li Keqiang apontou em seu discurso que após a aplica??o da política de reforma e abertura ao exterior há mais de 30 anos, a China tem considerado sempre o desenvolvimento como a primeira prioridade, alcan?ando sucessos mundialmente reconhecidos. Porém, o país ainda continua a ser o maior país em desenvolvimento do mundo a necessitar de grandes esfor?os de longo prazo para alcan?ar a sua moderniza??o, afirmou o primeiro-ministro chinês.
Li forneceu três propostas para o desenvolvimento e a coopera??o no mundo:
Primeiro, deve se salvaguardar o ambiente pacífico para o desenvolvimento. Devemos defender firmemente os objetivos e princípios da Carta da ONU e proteger a ordem e o sistema internacionais com o núcleo das Na??es Unidas.
Segundo, devem ser aceleradas as reformas estruturais. Segundo o premier chinês, o mundo deve tirar li??es das crises financeiras e realizar reformas profundas para eliminar as barreiras dos mecanismos e impulsionar o desenvolvimento abrangente.
Terceiro, devem ser realizadas coopera??es na capacidade de produ??o. Os países em desenvolvimento possuem grandes popula??es e necessidades de infraestruturas e equipamentos. A China pretende integrar os seus próprios equipamentos, as necessidades dos países em desenvolvimento e as vantagens tecnológicas dos países desenvolvidos para impulsionar as coopera??es internacionais na capacidade de produ??o.
![]() | ![]() |