Os embaixadores dos países do Brics no Reino Unido divulgaram na segunda-feira (3) em conjunto um artigo no jornal The Daily Telegraph, ressaltando que o mecanismo de coopera??o entre os cinco países do Brics tem como objetivo impulsionar a paz, seguran?a, estabilidade, desenvolvimento e colabora??o globais. "Acreditamos que isso corresponde aos interesses comuns da comunidade internacional"concluíram.
Os co-autores s?o o embaixador da China, Liu Xiaoming, o embaixador da Rússia, Alexander Yakovenko, o embaixador do Brasil, Roberto Jaguaribe, o alto-comissário da índia, Ranjan Mathai, e o alto-comissário da áfrica do Sul, Obed Mlaba.
Segundo o texto, a última cúpula do Brics realizada em Ufá, Rússia, foi um marco na história do desenvolvimento da parceria. A coopera??o entre os países do Brics constitui um complemento do compromisso feito pelo G20 quanto à colabora??o. A Declara??o de Ufá salientou que o Brics efetuará a coopera??o sob o quadro do G20, a fim de consolidar a posi??o do G20 como o principal fórum econ?mico e financeiro mundial. Os cinco embaixadores afirmaram também que o Brics n?o se posiciona contra nenhum outro país.