PEQUIM, 18 de setembro (Diário do Povo Online) - Wang Tianpu, gerente geral da gigante petrolífera ‘China Petroleum and Chemical Corporation’ (Sinopec Group), foi expulso do Partido Comunista da China (PCCh) acusado de corrup??o e outras viola??es do código de conduta do Partido.
A Comiss?o Central de Inspe??o Disciplinar do PCCh (CCDI, em inglês) iniciou uma investiga??o em abril sobre Wang e descobriu que ele estava envolvido com negócios relacionados a comercializa??o de energia e a busca por promo??es, de acordo com um comunicado da CCDI divulgado hoje.
Ele é acusado de violar as regras do PCCh ao aceitar dinheiro como presente e buscar lucros para as empresas dos seus parentes, tirando vantagem das suas posi??es. Wang n?o parou de favorecer os seus familiares, mesmo após advertências das autoridades, diz o comunicado.
Segundo a CCDI, ele também desrespeitou o código de frugalidade do PCCh ao utilizar fundos públicos para realizar banquetes pessoais e ao desviar dinheiro público. A CCDI acrescentou ainda que ele também aceitou subornos.
Os ganhos ilegais de Wang foram apreendidos e seu caso será transferido para as autoridades judiciais, afirma o comunicado.