O enviado especial do secretário-geral da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, se encontrou no dia 17 em Damasco com o chanceler da Síria, Walid Muallem, para procurar resolu??es sobre a crise do país.
As duas partes discutiram a possibilidade de criar quatro grupos de trabalho compostos por funcionários governamentais e opositores para tratar dos assuntos da transi??o política. Segundo as propostas de Mistura, o grupo de seguran?a e prote??o terá a fun??o de terminar os bloqueios na Síria e garantir o transporte dos materiais médicos; o grupo da política e Constitui??o será responsável pela cria??o do governo provisório e pela organiza??o das elei??es; o grupo de infraestrutura e desenvolvimento se dedicará aos trabalhos de reconstru??o e o grupo militar terá a responsabilidade de combater o terrorismo.
No mesmo dia, a porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a Rússia quer oferecer aos Estados Unidos todas as informa??es sobre a Síria através de canais militares. Ela enfatizou que a meta da Rússia n?o é apoiar o poder de Bashar al-Assad, mas sim combater o Estado Islamico, e os EUA devem reconhecer que a luta contra o terrorismo só terá efeitos caso se construa uma frente única com as autoridades sírias.