Beijing, 11 mai (Xinhua) -- A China está melhorando seu sistema de alarme precoce de terremoto para emitir alertas em cinco a dez segundos após os tremores, disse ter?a-feira um funcionário do centro nacional de monitoramento.
Acelerar sistemas de alarme precoce est?o sendo experimentados em Beijing, Sichuan e Guangdong com mais esta??es de monitoramento, disse Pan Huaiwen, diretor do Centro Chinês para Redes Sísmicas (CCRS).
Na China, 12 de maio é o dia nacional de preven??o e alívio de desastre. A data foi estabelecida em 2009 para recordar o terremoto de Wenchuan em 2008 que matou mais de 80 mil pessoas.
A rede nacional de monitoramento de terremoto da China, composta pelo CCRS, 32 centros regionais de monitoramento e 1.098 esta??es de observa??o, é líder no mundo, disse Pan.
Estes centros podem monitorar terremoto t?o leve como 1 grau de magnitude, e os resultados de monitora??o preliminares podem ser automaticamente divulgados por um minuto depois do tremor. Porém, a habilidade de prever terremotos está ainda fraca, admitiu o diretor, acrescentando que isso é um desafio global.
Prever tremores fortes em 10 anos e tremores acima de seis graus de magnitude em dois anos é "comparativamente" preciso. Tremores iminentes, em três meses, dificilmente ser?o previstos mesmo, disse Pan.
Ele disse que a China previu mais de 30 tremores de curto prazo ou iminentes, incluindo um terremoto de 7,3 graus de magnitude na Província de Liaoning em 1975, no nordeste do país, ajudando a reduzir danos.