O Festival das Lanternas é celebrado no 15o dia do primeiro mês do calendário lunar, sendo considerado o último dia das celebra??es do Ano Novo Chinês. Nesta celebra??o da primeira lua cheia do ano, os chineses d?o por encerradas as festividades do Festival da Primavera.
Lanternas
Uma das atividades mais importantes deste dia é sair à rua para apreciar as lanternas.
Durante a dinastia Han (206 a.C-220 a.d) o Budismo prosperou na China. O Imperador Han Mingdi tomou conhecimento que os monges budistas assistiam às sarira (relíquias budistas incineradas juntamente com os mestres espirituais budistas, os budas), e acendiam lanternas para venerar Buda no 15o dia do primeiro mês do calendário lunar. Por isso, o Imperador ordenou que nesse dia fossem também acesas lanternas no palácio imperial e templos como forma de reverenciar Buda.
Mais tarde, este ritual budista foi também adotado pelo povo e a sua influência estendeu-se desde as Planícies Centrais a toda a China.
Até aos dias de hoje, o festival é conduzido por todo o país. Lanternas de várias formas e tamanhos s?o penduradas nas ruas, atraindo inúmeros visitantes.
![]() |