O "Longa Marcha-1", o primeiro submarino nuclear chinês produzido no país, está agora em exposi??o no Museu da Marinha da China, no porto de Qingdao, província de Shandong.
O equipamento militar, construído em 1970 e comissionado no Exército da Marinha de Liberta??o do Povo em 1974, tornou a China no quinto país do mundo a possuir um submarino equipado com potência nuclear na época.
Após 40 anos de servi?o, o submarino cessou atividade em outubro de 2013, momento em que todos os seus aparelhos a bordo foram retirados, incluindo o motor de turbina elétrico e o reator a água.
Apesar disso, os visitantes podem ainda observar o seu exterior e entrar nas várias sec??es da embarca??o.
Ainda que seja um submarino de grandes dimens?es, os visitantes apenas podem entrar através da escotilha com um metro de diametro, seguindo posteriormente por passagens de igual largura.
Logo à entrada, está situado o armazém de torpedos, lugar onde eram guardados antes de serem utilizados em guerra.
Os visitantes podem posteriomente seguir para a cabine de comando, onde se localizam a sala do capit?o e de inteligência.
Nesta zona, também é permitido o acesso à “navega??o” do submarino, no qual se encontram as várias fun??es do controlo da embarca??o.
Após visitar a sala de controlo, os visitantes podem mover-se até à área do reator, o núcleo do submarino. Antes de entrar na cabine traseira, os visitantes passam pela cabine do Diretor Executivo e pela cozinha, onde estava situado o gerador de emergência para evitar desligamento ou avaria possíveis do reator nuclear.
A saída da embarca??o é efetuada através de uma escotilha traseira.