Cinco pilotos de teste do centro de testes da Companhia de Aeronaves Comerciais da China (COMAC, na sigla inglesa) foram escolhidos para realizar o voo inaugural do avi?o comercial C919, construído pela China.
O C919 é um avi?o comercial com apenas um corredor, construído para voos de médio curso, com 174 lugares e motores duplos.
O voo inaugural será realizado a partir do Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong.
O centro de testes revelou que os cinco pilotos — Cai Jun (capit?o), Wu Xin (copiloto), Qian Jin (observador), bem como Ma Fei e Zhang Dawei (engenheiros) - têm longa experiência de voo.
Durante a fase preparatória, Cai, Wu e Qian estiveram envolvidos na avalia??o do cockpit, tendo também realizado duas simula??es de voo antes do voo inaugural, completando os testes de deslizamento de velocidade lenta e média.
Antes de se juntar ao centro de testes há seis anos, Cai era piloto na China Eastern Airlines. Até ao presente, contabiliza 10.300 horas de experiência de voo.
Cai afirmou que, como um piloto de teste, voar é apenas parte do seu trabalho, tento também participado na finaliza??o de planos de voo, verifica??o de dados e outros trabalhos.
Além dos cinco pilotos de teste, o centro afirmou ter preparado uma equipe de apoio, deixando a decis?o da composi??o da equipe final para o dia 5 de maio.
![]() |