Beijing, 23 mai (Xinhua) -- A China publicou na segunda-feira o primeiro relatório completo sobre seu desenvolvimento na Antártica nas últimas três décadas, intitulado as "atividades da China na Antártica".
A China estabeleceu uma rede de observa??o antártica nacional e um sistema de explora??o básica e pesquisa científica consistindo em departamentos governamentais, institutos de pesquisa e universidades, segundo o relatório divulgado pela Administra??o Estatal dos Assuntos Marítimos da China.
Segundo o relatório, nos últimos 30 anos, o país fundou quatro bases de pesquisa -- a esta??o da Grande Muralha, esta??o de Zhongshan, esta??o de Kunlun e esta??o de Taishan -- e estabeleceu o Instituto de Pesquisa Polar da China em Shanghai, além das viagens do navio de quebra-gelo Xuelong (Drag?o de Neve).
O relatório disse que a China se juntará ao resto do mundo em entendimento, prote??o e utiliza??o da Antártica.
"A China está comprometida a fazer ainda mais contribui??es para a paz e a estabilidade e o desenvolvimento sustentável da Antártica e da comunidade internacional", disse o relatório.
A na??o enviou sua primeira equipe de expedi??o para a pesquisa científica na Antártica em 1984.
A China organizará a 40a Reuni?o Consultiva do Tratado da Antártica (ATCM, na sigla em inglês) e as reuni?es do 20o Comitê para Prote??o Ambiental entre 22 de maio e 1o de junho.