Dalian, 14 ago (Xinhua) -- A nova gera??o de trens de levita??o magnética (maglev) de média a baixa velocidade da China passou por uma viagem de teste em Shanghai e deve entrar no mercado em um ano, anunciou domingo a CRRC Dalian.
A pesquisa e desenvolvimento do novo trem maglev come?ou há oito anos, e o teste bem-sucedido mostrou que o país dominou a tecnologia essencial sobre os sistemas de suspens?o magnética da nova gera??o, afirmou Qu Tianwei, engenheiro-chefe da empresa.
No teste, o maglev fez 120 km/h em Shanghai.
Se comparados com o sistema de transporte ferroviário tradicional, os novos trens de média a baixa velocidade produzem pouco ruído e têm melhor habilidade de escalada, além de uma vida útil mais longa, disse Qu.
A constru??o das novas linhas maglev é mais cara que a do trem urbano, porém menos que a do metr?. Sua capacidade de transporte é semelhante à do trem urbano.
A primeira ferrovia maglev de média a baixa velocidade da China come?ou a opera??o em maio de 2016 em Changsha, capital da Província de Hunan (centro), tornando o país um dos primeiros do mundo a dominar a tecnologia.
Um estudo da Academia Chinesa de Engenharia mostrou que a China construirá mais de cinco ferrovias maglev de média a baixa velocidade para uso comercial até 2020. Mais de dez cidades est?o considerando projetos do tipo.