Maputo, 25 set (Xinhua) -- O Ministério da Saúde do Mo?ambique declarou na sexta-feira que introduzirá a acupuntura, um tratamento da medicina tradicional chinesa, nos principais hospitais provinciais nas regi?es centro e norte do país no próximo ano.
A declara??o foi feita por Martinho Dgedge, inspetor geral da pasta, no encerramento da primeira sess?o de treinamento da medicina tradicional chinesa na capital Maputo.
"A acupuntura foi assimilada pela medicina moderna e convencional. Com pesquisas científicas realizadas em alguns países, seus efeitos terapêuticos foram reconhecidos e explicados em teses publicados em jornais científicos", disse Dgedge.
A acupuntura consiste na aplica??o de agulhas em pontos específicos do corpo e é amplamente usada na China. Muitos países ocidentais adotaram o tratamento acunpunterápico.
Durante o curso de 75 dias, os médicos locais aprenderam técnicas da medicina chinesa, incluindo o uso de agulhas para estimular nervos, a massagem e a ventosaterapia, entre outras.