Shanghai, 12 out (Xinhua) -- Uma universidade de Shanghai abriu a primeira escola da China para formar negociadores de comércio internacional.
A Universidade de Negócios e Economia Internacionais de Shanghai inaugurou quarta-feira a escola de negocia??o comercial e o instituto chinês para estudos sobre a Organiza??o Mundial do Comércio (OMC).
O diretor honorário da escola é Zhou Hanmin, um renomado assessor político nacional e especialista de direito em Shanghai.
A escola formará graduados em cinco áreas --representantes nacionais especializados em negociar acordos bilaterais ou regionais; representantes nacionais para negocia??es multilaterais em organiza??es internacionais; negociadores de organiza??es internacionais; mediadores e árbitros de disputas internacionais; e advogados especializados em direito internacional.
Dezesseis anos depois da entrada da China na OMC, o país se transformou de um seguidor de regras do comércio internacional para um dos formuladores delas, disse Zhou.
"A China necessita urgentemente de profissionais com vis?o mundial, que estejam familiarizados com as condi??es nacionais e dominem idiomas estrangeiros, regras internacionais e habilidades de negocia??o."
Há 450 funcionários chineses nas organiza??es afiliadas às Na??es Unidas, apenas 1% do quadro, e muitos deles ocupam cargos pequenos.
Zhou disse que a escola de negocia??o comercial terá uma parceria com o instituto chinês para estudo sobre a OMC para formar juntos uma equipe de especialistas chineses em negocia??es internacionais.