Um correspondente da BBC foi identificado pelo Projeto Skynet em apenas sete minutos de fuga, durante um teste em Guiyang, na província de Guizhou, no domingo.
Durante a experiência, a polícia necessitou apenas de uma foto de John Sudworth, antes do correspondente iniciar a sua “fuga”.
O jornalista planejava dirigir-se à esta??o ferroviária, mas, no caminho, passou por três cameras de vigilancia em um viaduto. Quando entrou na esta??o, já tinha sido identificado pelo Projeto Skynet e a polícia apareceu.
Todo o teste demorou apenas sete minutos.
Um componente-chave do Projeto Skynet é o sistema de dete??o e reconhecimento de pedestres em tempo real, que pode identificar a idade, gênero e roupas através de cameras de vigilancia nas ruas. A tecnologia tem também a capacidade de identificar veículos.
Além disso, o sistema tem também a capacidade de fazer corresponder as imagem de um indivíduo com as suas informa??es pessoais, contidas no banco de dados, também em tempo real.
A tecnologia está equipada com sistemas de rastreamento e reconhecimento que podem ajudar a polícia a identificar criminosos.
Quanto à quest?o da viola??o da privacidade, a polícia de Guiyang disse que apenas é feito o uso do equipamento quando a situa??o o justifica.
"Quem n?o tem nada a esconder, n?o precisa de se preocupar", disse Sudworth.