Beijing, 27 fev (Xinhua) -- A China coopera com 158 países em projetos de ciência e tecnologia e participa de mais de 200 organiza??es internacionais e mecanismos multilaterais de ciência e tecnologia, informou nesta segunda-feira o Ministério da Ciência e Tecnologia.
"Foram feitos progressos na coopera??o entre o continente chinês e Hong Kong, Macau e Taiwan. O primeiro lote de fundos de pesquisa já foi distribuído", disse o ministro Wan Gang em uma entrevista coletiva do Departamento de Comunica??o do Conselho de Estado.
Mais de 280 chineses eram membros executivos de organiza??es científicas e tecnológicas internacionais no ano passado, quase 70% a mais que 2016, de acordo com a Associa??o Chinesa de Ciência e Tecnologia. Metade deles foi ou se tornará presidente ou vice-presidente das organiza??es interessadas.
A diplomacia de ciência e tecnologia faz parte importante da estratégia diplomática nacional, enfatizada pela coopera??o de inova??o científica e tecnológica no Fórum do Cintur?o e Rota para Coopera??o Internacional, Cúpula do G20 em Hangzhou e Cúpula do BRICS em Xiamen, acrescentou.