Beijing, 2 mar (Xinhua) -- A China apresentou representa??es solenes aos Estados Unidos em rela??o a um documento relacionado com Taiwan, informou nesta quinta-feira uma porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores.
O Senado norte-americano aprovou na quarta-feira a Lei de Viagem de Taiwan, que pretende incentivar as visitas mútuas de alto nível entre os EUA e Taiwan. A Camara dos Deputados dos EUA também aprovou o documento em janeiro.
A porta-voz Hua Chunying disse em uma entrevista coletiva regular que, embora algumas cláusulas da lei n?o sejam vinculantes de forma legal, o documento viola seriamente o princípio de Uma Só China e os três comunicados conjuntos sino-norte-americanos.
"A China está fortemente insatisfeita e firmemente se op?e à lei e apresentou representa??es solenes ao lado norte-americano."
Ela apontou que o princípio de Uma Só China é a base política das rela??es China-EUA.
"Pedimos que os Estados Unidos adiram a seu compromisso sobre a política de Uma Só China e os três comunicados conjuntos sino-norte-americanos, parem os contatos oficiais com Taiwan e lidem prudente e adequadamente com as quest?es que envolvem Taiwan, a fim de evitar danos nos la?os China-EUA."