Beijing, 28 mar (Xinhua) -- A China apoia e permanece comprometida a solucionar disputas comerciais através de diálogo e negocia??es, disse nesta ter?a-feira a porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores do país, Hua Chunying.
Ela deu as declara??es em uma entrevista coletiva regular ao ser pedida a comentar sobre reportagens dizendo que os Estados Unidos e a China têm feito consultas sobre assuntos comerciais, e que os norte-americanos pediram aos chineses que cortem tarifas sobre automóveis, comprem mais semi-condutores e deem maior acesso para suas empresas financeiras ao mercado chinês.
"A China está sempre comprometida a solucionar as divergências e fric??es do comércio por diálogo e negocia??es, e a porta está sempre aberta", assinalou Hua.
No entanto, ela enfatizou que os diálogo e as negocia??es devem ser feitos com base no respeito mútuo e igualdade, em vez de um lado fazer pedidos ao outro de uma maneira condescendente.
Ao falar sobre a reforma e a abertura da China, Hua disse que o país fez avan?os notáveis nos últimos 40 anos e continuará a abrir e aprofundar a reforma.
A China está trabalhando duramente para criar um mercado justo para as empresas tanto nacionais como estrangeiras competirem sem importar quem s?o os donos, indicou Hua.
A porta-voz acrescentou que este tipo da abertura deve ser bidirecional, e os Estados Unidos e outros países também devem criar um ambiente comercial igual e n?o discriminatório para todas as companhias investirem e executarem atividades comerciais.