Beijing, 5 abr (Xinhua) -- O vice-ministro do Comércio da China, Wang Shouwen, refutou na quarta-feira as acusa??es de que a China seria quem iniciou a "guerra comercial" for?ando as empresas estrangeiras a compartilharem tecnologia, chamando tais afirma??es de "fake news" e "infundadas".
"N?o existe nenhuma lei na China que force as empresas estrangeiras a transferirem sua tecnologia para seus parceiros chineses", disse Wang Shouwen numa coletiva de imprensa.
Como um país em desenvolvimento, está completamente em conformidade com as regras da Organiza??o Mundial do Comércio (OMC) que a China exija aos investidores estrangeiros estabelecerem joint-ventures ao entrarem em certas indústrias no país, explicou Wang.
A transferência de tecnologia entre empresas é voluntária com base em acordos mútuos sem interven??o do governo, indicou.
Wang assinalou que a China é firme na defesa dos direitos de propriedade intelectual (DPI), observando que o país melhorou seu sistema jurídico e administrativo sobre prote??o de DPI e continuará a fazer progresso a este respeito.
Ao investigar as supostas práticas chinesas de propriedade intelectual e transferência de tecnologias, os Estados Unidos violaram suas promessas de que n?o determinariam unilateralmente se os outros países violaram as regras da OMC com utiliza??o da Se??o 301, e que solucionariam disputas comerciais rigorosamente conforme os procedimentos da OMC, disse.
"Quem na realidade iniciou a 'guerra comercial'? A resposta é óbvia", afirmou.