A Conven??o Mundial de Transporte 2018 é inaugurada no dia 19 de junho, em Beijing. (Foto: xinhuanet.com)
BEIJING, 20 de jun (Diário do Povo Online) - “A velocidade do hyperloop desenvolvido pela China pode atingir 1500 km/h”, disse Zhang Weihua, professor da Universidade Jiaotong do Sudoeste, durante o fórum de tecnologia ferroviária de alta velocidade da Conven??o Mundial de Transporte 2018, inaugurada ontem (19) em Beijing.
De acordo com Zhang, o projeto de investiga??o da sua universidade realizou testes de trens maglev em tubos de vácuo de 1500 metros de comprimento, sendo que, teoricamente, a velocidade do hyperloop pode atingir os 1500 km/h.
Até o final de 2017, a distancia total das ferrovias de alta velocidade da China atingiu os 25 mil quil?metros, 2/3 do número total mundial, com velocidades máximas de 350 km/h - 380km/h e 5200 trens em opera??o.
Com o desenvolvimento rápido da tecnologia de levita??o magnética dos países desenvolvidos, tais como o Jap?o e os EUA, a velocidade se tornou o foco da competi??o. Em 2013, o magnata da tecnologia Elon Musk, apresentou pela primeira vez a proposta da constru??o do hyperloop, com uma velocidade máxima estimada em 1207 km/h.
Segundo Zhang, a linha de testes deste modelo de trem de levita??o magnética com recurso a supercondutores, está sendo construída em Chengdu, no sudoeste da China, e entrará em funcionamento no final deste ano.
A velocidade do hyperloop desenvolvido pela China deverá atingir os 1500 km/h em abril de 2021, acrescentou Zhang.