Qian Keming, vice-ministro do Comércio
A China introduziu uma série de medidas para aumentar importa??es da áfrica, reafirmando a abertura do seu mercado ao continente, segundo Qian Keming, vice-ministro do Comércio.
A China imp?s a aboli??o de tarifas a 97% das importa??es dos 33 países menos desenvolvidos da áfrica com la?os diplomáticos com o país, disse Qian em uma coletiva de imprensa sobre o próximo Fórum de Beijing sobre Coopera??o China-áfrica (FOCAC, na sigla inglesa).
A China anunciou também outras formas de apoio aos países africanos, tais como a atribui??o de estandes gratuitos durante a Exposi??o Internacional de Importa??es da China.
Qian afirmou que o comércio entre a China e áfrica continuará a ser equilibrado. Segundo Qian, o desenvolvimento nos países africanos é díspar e que, como tal, é natural existir um superávit ou déficit em alguns países.
A China tem vindo a dar apoio aos países africanos a acelerar a industrializa??o, estimular as empresas chinesas a investir no continente, e refor?ar a capacidade africana de exporta??o. Além disso, o país oferece ainda forma??o a funcionários aduaneiros e facilitadores comerciais.