Beijing, 6 set (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se na quarta-feira com o primeiro-minsitro da Argélia, Ahmed Ouyahia, depois da Cúpula de Beijing 2018 do Fórum de Coopera??o China-áfrica (FOCAC), que foi realizada entre 3 e 4 de setembro.
Xi pediu que Ouyahia transmita suas sauda??es cordiais e bons desejos ao presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, e agradeceu à Argélia a sua contribui??o para o êxito da cúpula de Beijing.
Ao manter uma amizade tradicional que é profunda e firme, a China e a Argélia experimentaram um crescimento rápido de sua parceria estratégica integral e da coopera??o frutífera em diversas áreas, disse Xi, acrescentando que o aprofundamento da confian?a mútua estratégica e a coordena??o China-Argélia correspondem com os interesses comuns dos dois países.
Xi assinalou que este ano se comemora o 60o aniversário do estabelecimento das rela??es diplomáticas e que a China está disposta a trabalhar com a Argélia para implementar os resultados da Cúpula de Beijing do FOCAC e continuar aprofundando a coopera??o em infraestrutura e em outras áreas sob a estrutura da constru??o conjunta do Cintur?o e Rota.
Ele disse que a China fortalecerá a coopera??o com a Argélia no setor de saúde para beneficiar o povo argelino.
Ouyahia disse que informou os frutos da cúpula de Beijing ao presidente Bouteflika, expressando suas felicita??es ao presidente Xi e sua gratid?o sincera à China por seu apoio à áfrica.
Ouyahia assinalou que as rela??es Argélia-China têm uma longa história e a Argélia recebeu um apoio precioso da China durante sua luta pela independência e desenvolvimento nacional e que as duas partes sempre se coordenaram estreitamente nos assuntos internacionais.
Ouyahia indicou que a Argélia está disposta a aproveitar a assinatura dos acordos de coopera??o do Cintur?o e Rota como uma oportunidade para aprofundar a coopera??o pragmática bilateral.
![]() |