Beijing, 20 nov (Xinhua) -- A China aliviará firmemente o ?nus tributário das empresas privadas para apoiar um melhor desenvolvimento desse setor, segundo uma diretriz divulgada pela Administra??o Geral de Impostos (AGI), sobre o apoio ao setor privado.
A diretriz listou 26 medidas detalhadas para facilitar o desenvolvimento da entidade privada, incluindo a redu??o substancial de impostos, especialmente o imposto de valor agregado, isen??es fiscais para micro e pequenas empresas e companhas start-up de tecnologia, além de redu??o de taxas nominais de contribui??es para a seguran?a social.
Ser?o tomadas medidas para enfrentar dificuldades e elevados custos de financiamento das empresas privadas, simplificar os procedimentos de pagamento de impostos e garantir um mercado justo de competi??o para setor privado.
"A autoridade tributária do país sempre tratou as empresas privadas como iguais", disse Huang Yun, alto funcionário da AGI.
Huang apontou que isentou 143,7 bilh?es de yuans (US$ 20,7 bilh?es) de impostos das micro e pequenas empresas nos primeiros três trimestres, 41,3% a mais que no ano passado.
O setor privado desempenha um papel importante na economia chinesa, contribuindo com mais de 50% da receita tributária, 60% do PIB, 70% da inova??o tecnológica, 80% do emprego urbano e 90% dos novos empregos e novas empresas.