A China tem visto o pleno desenvolvimento das federa??es de pessoas com deficiência e um aumento significativo no apoio financeiro para programas de deficientes, aponta um livro branco divulgado pelo Departamento de Comunica??o do Conselho de Estado nesta quinta-feira.
A Federa??o Chinesa de Portadores de Deficiência (CDPF, sigla em inglês), composta por pessoas com deficiência, seus parentes e funcionários que trabalham para eles, é uma organiza??o legítima aprovada pelo Conselho de Estado, observa o documento intitulado "Igualdade, Participa??o e Compartilhamento: 70 Anos de Prote??o dos Direitos e Interesses das Pessoas com Deficiência na República Popular da China".
A CDPF representa e protege os direitos e interesses legítimos dos portadores de deficiência e tem como objetivo uni-los, ajudá-los e servi-los. A federa??o desempenha fun??es atribuídas por lei, assume as tarefas confiadas pelo governo e gerencia e desenvolve programas para as pessoas com deficiência.
Em 2018, 42.000 federa??es de portadores de deficiência foram estabelecidas em todo o país (com exce??o do Corpo de Produ??o e Constru??o de Xinjiang e da área de Recupera??o de Heilongjiang), destaca o livro branco.
A CDPF assume a lideran?a da Associa??o Chinesa de Pessoas com Deficiência Visual, da Associa??o Chinesa de Pessoas com Deficiência Auditiva, da Associa??o Chinesa de Pessoas com Deficiência Física, da Associa??o Chinesa de Pessoas com Deficiência Intelectual e seus Parentes e da Associa??o Chinesa de Pessoas com Deficiências Psiquiátricas e seus Parentes.
Em 2018, um total de 16.000 filiais dessas associa??es em níveis provinciais, municipais e distritais estavam em funcionamento, aponta o documento.
De 2013 a 2017, as aloca??es fiscais de todos os níveis do governo para as pessoas com deficiência somaram mais de 180 bilh?es de yuans (US$ 26 bilh?es), um aumento de 123% em rela??o aos cinco anos anteriores, revela o texto, acrescentando que 4.069 instala??es de servi?o entraram em opera??o em 2018.