A polícia de Hong Kong realizou uma coletiva de imprensa na sua sede em West Kowloon na tarde de 1 de setembro. Segundo as declara??es, foram detidas 63 pessoas com idades compreendidas entre os 13 e os 36 anos, nas esta??es de metr? de Mong Kok e Prince Edward. A polícia referiu um elevado grau de violência física, suspei??o de posse de explosivos, armas de fogo e reuni?o ilegal como motivos de deten??o. O vandalismo das duas esta??es causou grandes inconvenientes, sendo que a polícia condena profundamente o sucedido e n?o exclui mais deten??es.
A polícia foi avisada para intervir pelas autoridades do metr? de Hong Kong. Pelas 10:30 da noite, algumas pessoas haviam vandalizado a esta??o de Mong Kok. Em cerca de 10 minutos, dois grupos de cidad?os envolveram-se numa escaramu?a na esta??o de metr? de Prince Edward, obrigando à atua??o da polícia.
Durante a opera??o, a polícia prendeu 63 pessoas, incluindo 54 homens e 9 mulheres de nacionalidade chinesa, com idades entre os 13 e os 36 anos. A polícia advogou a posse de bombas de gasolina, máscaras de gás, lasers, objetos de arremesso, entre outros.
Entre os detidos estava um menor de 13 anos, na posse de duas bombas de gasolina e de um isqueiro.
Um conjunto de bombas de gasolina foi também encontrado na esta??o de metr? de Prince Edward.