Beijing, 9 mai (Xinhua) -- O apoio da China às Na??es Unidas (ONU) é concreto, uma vez que o país pagou integralmente suas taxas de afilia??o e de manuten??o da paz este ano, destacou nesta sexta-feira a porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores, Hua Chunying.
Catherine Pollard, vice-secretária-geral da ONU para estratégia, política e conformidade de gest?o, informou recentemente à Assembleia Geral sobre a situa??o financeira da ONU. Segundo seu relatório, 43 estados membros, incluindo a China, pagaram integralmente suas participa??es anuais e de manuten??o da paz em 2020. Enquanto isso, a entidade enfrenta dificuldades, incluindo liquidez insuficiente e pagamentos atrasados de alguns estados membros.
Como a segunda maior colaboradora do or?amento ordinário da ONU e um país responsável, a China sempre cumpriu com sinceridade suas obriga??es financeiras com a organiza??o, disse Hua em uma entrevista coletiva.
"O pagamento integral da China de suas participa??es demonstra seu apoio à ONU com a??es concretas", enfatizou.
O pagamento oportuno e completo das taxas é uma obriga??o legal que todos os estados membros da ONU devem cumprir, e os principais países devem desempenhar um papel exemplar em rela??o às dificuldades financeiras da entidade, disse ela.
Como a comunidade internacional é confrontada com muitos desafios globais, como a pandemia da Covid-19, salvaguardar o multilateralismo e o sistema internacional com a ONU no núcleo é do interesse de todas as partes, disse a porta-voz, acrescentando que a China continuará apoiando o trabalho da ONU e promovendo a paz e o desenvolvimento mundial com outros países.