Um estudante caminha em frente por um prédio da Universidade Pace em Nova York, Estados Unidos, em 19 de dezembro de 2019. (Xinhua / Li Rui)
A restri??o de visto dos EUA para estudantes e pesquisadores chineses minou severamente seus legítimos direitos e interesses, disse na ter?a-feira (2) o porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores Zhao Lijian.
A mais recente a??o por parte dos EUA sob um conceito abusado de seguran?a nacional e desculpas esfarrapadas "contraria a aspira??o comum de pessoas amigáveis, especialmente o intercambio entre jovens", pois estudantes e pesquisadores chineses têm sido um elo importante de amizade e ponte para o intercambio científico e educacional entre chineses e americanos, disse Zhao.
Ele fez as declara??es em uma coletiva de imprensa em resposta à declara??o do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, na segunda-feira (1o), na qual afirmou que o lado americano n?o toleraria as tentativas da China de adquirir ilegalmente tecnologia e propriedade intelectual de institui??es acadêmicas e instala??es de pesquisa dos militares chineses.
"O Sr. Pompeo está acostumado a tecer mentiras como desculpa por seus erros, e sua declara??o sobre esse assunto n?o é exce??o", disse Zhao.
"Dar um passo atrás como esse só trará danos a si e aos outros", disse ele.